Shakespeare além dos livros

Assim como nossa querida Jane Austen, os livros de Willian Shakespeare, o bardo inglês, possuem inúmeras adaptações para a sétima arte. Com filmes levemente inspirados em suas obras, filmes fiéis e até mesmo alguns que retratam sua vida, é possível dizer que suas histórias e influência continuam vivas e a fascinar leitores e amantes da literatura ou do teatro anos após sua morte.

Separamos alguns filmes, os que achamos mais interessantes, que possuem traços de roteiro inspirados nas obras do autor e outros que são adaptações mais fieis.

Planeta Proibido (1956)

1
Pôster do filme Planeta Proibido

Esse filme é, talvez, o mais louco de todos os filmes. Inspirado na peça A Tempestade, o diretor Fred M. Wilcox resolveu retratar a ilha deserta e desconhecida de Shakespeare como um planeta longínquo. O longa traz Walter Pidgeon como Morbius, um cientista que sai da Terra a bordo de uma nave espacial em companhia de sua filha, Altaira (Anne Francis), personagens que remetem ao duque de Milão, Próspero, e sua filha, Miranda, da peça do bardo.

 

Amor, Sublime Amor (1961)

2Com uma roupagem mais nova, esse longa inspirado em Romeu e Julieta, e vencedor do Oscar de 1962, traz a história de amor entre dois jovens em meio a uma guerra entre gangues de Nova York. Julieta é Maria e Romeu é Tony, filhos de famílias rivais que dominam a cidade americana.

O Rei Leão (1994)

3Quem poderia imaginar que um dos desenhos mais queridos da Disney e que fez parte da infância de muitas pessoas nos anos 90 fosse baseado na peça dramática Hamlet. Dirigido por Roger Allers e Rob Minkoff, a trajetória de Mufasa e Simba é inspirada na história do famoso príncipe da Dinamarca. Simba perde o pai, o rei Mufasa, após este cair de um desfiladeiro. Toda tragédia é tramada pelo tio de Simba, Scar, que pretende ocupar o lugar do irmão como rei. O mote é o mesmo da história de Hamlet, cujo pai é envenenado pelo irmão, Cláudio.

 

10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999)

comedias_romanticas_f_001Baseado na peça A Megera Domada, que conta a história de Catarina e Petrúquio, ela é uma moça rebelde e difícil de ser controlada e ele é seu pretendente, que faz de tudo para “acalmar” a moça. No filme, após receber o desafio com promessa de pagamento do endinheirado Joey Donner, Patrick Verona, vivido por Heath Ledger, tenta convidar a arisca Kat Stratford (Julia Stiles).

 

Ela é o Cara (2006)

4Inspirado em Noite de Reis. Na peça de Shakespeare, Viola sobrevive após um naufrágio, e acredita ter perdido seu irmão gêmeo no desastre, após esse acontecimento, ela se disfarça de homem, adotando o nome de Cesário. Na comédia romântica, Amanda Bynes interpreta Viola, que se finge de homem e começa a frequentar a escola de seu irmão, que decidiu tirar algumas semanas de folga.

 

Romeu + Julieta (1996)

6O filme é um ponto de vista contemporâneo do clássico Shakespeariano e conta a impossibilidade do amor entre dois jovens de famílias rivais. Na fictícia cidade de Verona Beach, Romeu (Leonardo DiCaprio) e Julieta (Claire Danes) se apaixonam, mas encontram a resistência de seus pais.

 

Sonho de uma noite de verão (1999)

cena-do-filme-1391039975709_956x500Talvez um dos mais fiéis à obra de Shakespeare, esse filme conta a história do duque Theseus (David Strathairn) que está prestes a se casar com Hipólita (Sophie Marceau) e, paralelamente, precisa resolver um problema, pois Egeus quer invocar uma lei para obrigar Hermia, filha de Theseus, a se casar com Demetrius (Christian Bale). Caso não concorde, ela se tornará uma freira, mas ela ama realmente Lysander e está disposta a passar toda a sua vida em um convento a entregar sua virgindade para um homem que não ama.

 

Sonho de uma noite de verão (1999)

7Talvez um dos mais fiéis à obra de Shakespeare, esse filme conta a história do duque Theseus (David Strathairn) que está prestes a se casar com Hipólita (Sophie Marceau) e, paralelamente, precisa resolver um problema, pois Egeus quer invocar uma lei para obrigar Hermia, filha de Theseus, a se casar com Demetrius (Christian Bale). Caso não concorde, ela se tornará uma freira, mas ela ama realmente Lysander e está disposta a passar toda a sua vida em um convento a entregar sua virgindade para um homem que não ama.

 

Othello (1995)

8É um filme estadunidense e britânico dirigido por Oliver Parker e com roteiro baseado na tragédia Otelo, o Mouro de Veneza. Foi o filme de estreia do diretor e a primeira vez que um ator afro-americano representou o papel-título em uma versão da peça para o cinema.

 

Abaixo, dois filmes inspirados na vida do próprio dramaturgo:

 

Shakespeare apaixonado (1998)

9Esse é o queridinho do Oscar, faturou 7 prêmios da academia, incluindo melhor filme e melhor atriz para Gwyneth Paltrow. O filme retrata a vida de William Shakespeare, que precisa escrever uma nova peça de teatro, mas está sofrendo um bloqueio e somente uma musa inspiradora poderá ajudá-lo. Ao se apaixonar por Lady Viola, ele volta a ter inspiração e escreve Romeu e Julieta. Na época, mulheres não podiam interpretar peças de teatro, mas Lady Viola se veste de homem para poder participar da peça de Shakespeare.

 

Anônimo (2011)

Rhys IfansÉ um filme intrigante que explora uma antiga teoria de que as peças de Shakespeare, na verdade, teriam sido escritas pelo Conde de Oxford. Edward de Vere.