Um dos maiores escritores russos de todos os tempos está no nosso catálogo! Fiódor Dostoiévski foi um grande romancista. Crime e Castigo, Diário do Subsolo, O Idiota e O Jogador são alguns de seus livros mais famosos e em sua maioria, relatam o cotidiano russo do século XVII.
A atualidade de seus romances se deve ao fato de Dostoiévski abordar o comportamento patológico dos seres humanos, a situação social e a realidade das camadas mais pobres da sociedade, tudo isso imerso em grandes tragédias humanas como assassinatos, loucuras e crimes.
Em Crime e Castigo, a vida do jovem Raskólnikov, um ex-estudante de direito e que vive pobre e angustiado, vira de cabeça para baixo quando ele mata uma agiota, de quem emprestava dinheiro. No romance, Dostoiévski relata os dramas psicológicos sofridos por Raskólnikov após o homicídio e a sua incapacidade de continuar sua vida após o delito.
Diário do Subsolo é considerada a primeira obra existencialista do mundo. Ela se desenvolve como um trecho das memórias de um empregado civil aposentado em São Petersburgo. A obra se divide em duas partes, a primeira “O Subterrâneo” e a segunda “A Propósito da Neve Derretida”. O personagem principal não revela seu nome ao leitor, ele vive amargo e isolado do mundo.
O Idiota traz o humanista e epilético Príncipe Míchkin, que é uma mistura de Dom Quixote com Cristo. Nesta obra Dostoiévski fala sobre o nacionalismo russo e o cristianismo eslavo.
Vale a pena se jogar nas obras desse grande autor. Suas temáticas, mesmo que do século XIX, se mantêm atuais até hoje.
Encontre nossas edições nos links: