Nova autora na casa

Elizabeth_Gaskell_1832
Pintura retrato de Elizabeth Gaskell

Temos muita felicidade em apresentar aos nossos queridos leitores nossa mais nova autora, Elizabeth Gaskell. Publicar um livro de Gaskell é uma antiga vontade nossa e ainda mais sua magnífica obra, Norte e Sul.

Elizabeth nasceu em 1810 em Chelsea, um condado que ficava nos arredores de Londres. Após perder a mãe com três meses de idade, seu pai, sem ver alternativas, envia a jovem para viver com a sua tia materna em Cheshire.

Sem possuir riquezas ou residência fixa, seu futuro não parecia muito promissor, porém eis que Elizabeth conhece William Gaskell, um ministro da Cross Street Chapel e também escritor e poeta.

Então casada, Gaskell se estabelece em Manchester, uma área industrial que lhe renderia inspiração para seus romances. Após a morte traumática de um de seus filhos, William recomenda à esposa que ela escreva como uma forma de distração. A família muda-se para Plymouth Grove e lá Elizabeth escreve todos os seus livros. Gaskell viveria em Plymouth até o fim de seus dias.

_45265299_2d44efb9-7952-4a9d-9ba4-2772b3898a5f
Elizabeth Gaskell

Gaskell foi uma mulher que conseguiu driblar as adversidades da vida. Saiu da pobreza, superou o trauma de não viver com sua família e casou-se com um homem que a apoiava, o que era muito incomum para a época em que viveu. E novamente, na vida adulta, de uma grande tragédia conseguiu colher bons frutos e se tornar uma escritora admirável.

Norte e Sul é um romance sobre Margaret Hale, uma mulher forte – talvez o próprio retrato de Gaskell – filha de um ministro religioso que se muda para a cidade de Milton, no norte da Inglaterra. Margaret vê o sul, lugar onde nasceu como símbolo do idílio rural, o triunfo da harmonia social e do decoro. Imagem que se contrapõe com o norte e seu ambiente sujo, rude e violento. A protagonista se depara com a difícil realidade da população local, encontra novas amizades e o surgimento de uma crescente atração por John Thornton, dono de uma fábrica têxtil.

Neste romance social, Elizabeth Gaskell tenta demonstrar a vida e os conflitos existentes no norte industrializado no início da Revolução Industrial, através das impressões de uma jovem nascida nas regiões rurais da Inglaterra.

Nós, da Martin Claret temos orgulho de incluir essa maravilhosa mulher em nosso catálogo.

Processed with VSCOcam with lv01 preset
Nossa edição Norte e Sul

 

2 comentários em “Nova autora na casa”

Comentários encerrados.